Clinar ABC

Oximetria Não Invasiva

exame-oximetria-nao-invasiva1exame-oximetria-nao-invasiva2

O que é?

Oximetria não-invasiva é o exame capaz de medir a saturação de oxigênio do sangue (porcentagem de oxigênio que está sendo transportado na circulação sanguínea). Também pode ser chamada de oximetria de pulso e é feito em nossa clínica com um aparelho chamado Oximetro.

A vantagem deste exame é o fato de não ser invasiva, pois não é necessário fazer picadas ou coletar sangue do paciente. O Oximetro também pode ser capaz de medir outros dados vitais, como quantidade de batimentos cardíacos e frequência respiratória.

Cada caso deve ser avaliado separadamente por um médico, mas geralmente a oximetria acima de 90% indica uma boa oxigenação do sangue. Uma taxa de oxigenação do sangue baixa pode indicar a necessidade de tratamentos específicos.


Como funciona?
O oximetro emite um facho de luz por fonte sobreposta à extremidade digital, que atravessa os tecidos onde é parcialmente absorvida. Através de um sensor situado na superfície oposta da extremidade emissora, o oximetro de pulso analisa a absorção de luz pela hemoglobina e oxihemoglobina do sangue.

Quando é solicitada?
Costuma ser necessário e solicitado por um médico quando há suspeita de doenças que prejudicam ou interferem o funcionamento dos pulmões, como por exemplo: asma, congestão pulmonar, câncer de pulmão, enfisema, pneumonia, doenças neurológicas entre outras.

Mais Detalhes:

Importante:

Se houver impossibilidade de comparecer, avisar com antecedência mínima de 24 horas.

  Preparo da Oximetria Não Invasiva

  • Remover o esmalte das unhas.

Dúvidas Online